ENFERMAGEM COMO CIÊNCIA DO CUIDADO
Por: José Mateus Costa
Segundo Leiniger a enfermagem é a essência e o foco central de uma disciplina acadêmica e de uma profissão, de maneira que se completa e distingue a outras áreas do conhecimento. Para Watson, a enfermagem é a ciência e a filosofia do cuidado. Mesmo compartilhando de procedimentos comuns a outros profissionais da saúde, o processo de cuidar e tratar as pessoas é inerente ao enfermeiro(a), desta forma, diferencia se no gerenciamento ao cuidado do paciente.
Segundo Leiniger a enfermagem é a essência e o foco central de uma disciplina acadêmica e de uma profissão, de maneira que se completa e distingue a outras áreas do conhecimento. Para Watson, a enfermagem é a ciência e a filosofia do cuidado. Mesmo compartilhando de procedimentos comuns a outros profissionais da saúde, o processo de cuidar e tratar as pessoas é inerente ao enfermeiro(a), desta forma, diferencia se no gerenciamento ao cuidado do paciente.
Os processos de enfermagem exigem além de um saber
clinico uma habilidade de desenvolver “sensibilidade para administrar os
aspectos técnicos e não técnicos da terapia do paciente, juntamente com uma
judiciosa combinação de conhecimentos psicológicos, fisiológicos, culturais e
sociológicos sobre o processo de cuidado e de tratamento”.
Em sentido
genérico, o cuidado é um fenômeno abstrato e/ou manifesto (concreto) e se
refere aos atos, às experiências e às ideias dirigidas a indivíduos ou grupos
com necessidades evidentes ou potenciais. Tem como objetivo último ajudar, oferecer
suporte, facilitar, possibilitar ou permitir o desenvolvimento ou
restabelecimento do estado de saúde, da condição humana, do estilo de vida ou o
enfrentamento da morte (Melo. 2016).
O saber se enfermagem é marcado em três momentos: o
primeiro enfatiza o modelo de assistência funcional, caracterizado como uma
centralização tecnológica descrita por Taylor. O segundo é evidenciado pela
busca de aplicação dos princípios científicos da enfermagem. A profissão
fundamenta-se nos pressupostos dos conhecimentos biológicos e da administração.
As teorias de enfermagem dão a base teórica para a
elaboração do conhecimento e das práticas de enfermagem, elaborando conceitos
com a abertura e incorporação de paradigmas de outras ciências.
Hoje, o currículo de enfermagem prevê e oportuniza a
iniciação científica do aluno de graduação, ainda em períodos iniciais de sua
formação, entrando em contato com métodos e estratégias de investigação,
podendo vivenciar a experiência de conviver com pesquisadores e orientadores,
cultivando, assim, o espírito científico, a criação, a descoberta, o partilhar
de saberes. Essa estratégia de formação não só possibilita o aprendizado dos
passos do processo de pesquisa, mas proporciona a formação de uma nova geração
de enfermeiros que, além de realizarem os primeiros ensaios da pesquisa, adotem
uma postura de incorporação dos métodos científicos para a elaboração de
conceitos, idéias, formulação de questionamentos, uma postura crítica de
produção e consumo do conhecimento adquirido e tenham abertura e interesse na
incorporação e aplicação, na prática, dos resultados das pesquisas realizadas.
REFERENCIAS
PIRES, Denise Elvira Pires de. Transformações necessárias
para o avanço da Enfermagem como ciência do cuidar. Revista Brasileira
de Enfermagem, v. 66, n. SPE, p. 39-44, 2013.
SERVO, Maria Lúcia S.; OLIVEIRA, Marluce AN. A pesquisa e o
enfermeiro com qualidade formal e qualidade política: caminho para a
consolidação da enfermagem como ciência. Sitientibus, v. 33, n. 2,
p. 11-21, 2005.
MELO, Lucas Pereira de. Enfermagem como uma ciência humana
centrada no cuidado. REME rev. min. enferm, 2016.
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