UEMA-CAMPUS GRAJAÚ É CONTEMPLADA COM PALESTRAS PARA ACADÊMICOS E TREINAMENTO COM PROFESSORES DO CAMPUS DE CAXIAS





Nesta última quarta-feira (16 de outubro), a UEMA- Campus Grajaú recebe a ilustre visita vinda de Caxias, sendo esta composta pela Enf. Profa. Dra. Joseneide Teixeira Câmara, diretora de curso de Enfermagem do Campus UEMA – Caxias e vice- presidente do CEP de Caxias, mestre em Enfermagem e doutora em Programa de Pós-Graduação em Medicina Tropical e pelo Enf. Prof. MSc. Leonidas Reis Pinheiro Moura, membro do Comitê de ética, Pós-Graduado em Enfermagem em Urgência e Emergência, Pós - Graduado em Saúde da Família  e Pedagogia na Área de Enfermagem.

Durante todo o turno matutino do referido dia, a Profa. Dra. Joseneide presidiu uma palestra acerca da ética nas pesquisas nos Projetos de Conclusão de Curso com o tema “O Sistema CEP/CONEP e o Comitê de Ética da UEMA: Organização e funcionando físico e eletrônico”, tendo como público alvo os acadêmicos de Enfermagem da UEMA – Campus Grajaú. Durante este momento foi possível sanar dúvidas a respeito do CEP, como “quais tipos de pesquisa são necessárias á submissão ao Comitê de ética” bem como a forma e os passos para submissão da mesma.

Em seguida o Prof. Leonidas ministrou uma palestra sobre Sistemas de Simulações Realísticas proporcionadas em sala de aula, salientando quais as metodologias e didáticas a serem abordadas pelos professores, assim como a gama de equipamentos no mercado que podem ser utilizados como objeto de estudo.

Neste contexto, durante o período da tarde foi realizado um treinamento com os professores da instituição com a demonstração de uso de bonecos e peças anatômicas para procedimentos clínicos, a fim de aprimorar o uso da grande variedade de materiais e simuladores que o Campus Grajaú dispõe, conhecendo-os em seu funcionamento e manutenção.


Segundo a Diretora Mcs. Ana Rita “O treinamento e as palestras partiu de uma mobilização e uma necessidade que a reitoria e direção de centro notou. Esta visita vem para melhorar os conhecimentos tanto de alunos e acadêmicos e melhorar a qualidade das aulas praticas”.



Comentários