PÓS-GRADUANDA EM GESTÃO PÚBLICA DESENVOLVE PESQUISA EM MUNICÍPIO COM UM DOS MENORES IDH DO MARANHÃO

Por: José Mateus Costa 

Zaiama Karla da Silva de Almeida, de Pós-Graduanda em gestão pública, por meio da UEMANET, apresenta trabalho de conclusão de curso com o tema “programa mais IDH e sua operacionalização”. Trabalho elaborado a partir de uma visita Técnica no município de Santa Filomena, e busca “falar sobre o plano Mais IDH”.

Segundo Zaiama o trabalho foi desenvolvido pelo Governo do estado do Maranhão em Janeiro de 2015 com a finalidade de promover a superação da pobreza e das desigualdades sociais no meio urbano e rural. Já que no censo de 2010 “o nosso estado configurou-se na segunda posição dos piores rankings no IDH, o Índice de desenvolvimento Humano”.

O programa buscou formar um comitê “onde as secretarias e órgãos do estado iriam estar trabalhando públicas para a melhoria dos 30 (trinta) municípios com menores IDH, onde está inserido o município de Santa Filomena”. A pesquisa ocorreu em maior parte na zona rural visto que o município tem cerca de 70% de sua ocupação em atividades agropecuárias.

“Neste trabalho eu pude contar um pouco das experiências que podemos ver em loco, das formas de realização deste plano dentro deste município. E observar como as políticas públicas quando bem organizadas e estruturadas elas podem mudar a realidade”

CONHEÇA OS TRINTA MUNICÍPIOS COM MENOR IDH DO MARANHÃO:

Fonte: http://imesc.ma.gov.br/atlas/Home/atlas#targetText=%C2%BB%20Atlas%20mais%20IDH,IDH%20do%20Estado%20do%20Maranh%C3%A3o.


Comentários