Grupo Mímesis, o grupo de Teatro e Música do IFMA Campus Grajaú



Autor: David Almeida Sousa

O Grupo Mímesis foi criado em 2018 pela professora Rafaela Guimarães, que tem formação em Educação Artística com habilitação Artes Cênicas pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA/Campus Bacanga, na qual é mestranda atualmente. No IFMA Campus Grajaú ela ministra a disciplina de Arte para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O nome Mímesis, vem do grego ΜΊΜΗΣΙΣ, e significa a representação de tudo aquilo que é real, é um termo crítico e filosófico para imitação. O grupo foi pensando e organizado pela professora Rafaela, com o foco na pesquisa e na fundamentação teórica, da qual iniciou como uma ideia de pesquisa para o mestrado.  O trabalho desenvolvido influencia tanto na formação dos alunos como na capacitação dos espectadores que irão receber essas linguagens artísticas.

O grupo de Teatro e Música é composto por alunos do IFMA Campus Grajaú, e muitos já participaram de apresentações em diferentes locais. O Grupo de Teatro Mímesis já apresentou no ENARTE 2018 , evento ocorrido em São Luís, o espetáculo "Hamlet: Um conto de terror, mistério e melancolia", que também foi apresentado no Golden Shopping, localizado em São Luís, e no VII Encontro de Educação que ocorreu na UFMA. Esse espetáculo também foi apresentado no I Ciência na Praça, evento promovido pelas instituições de educação grajauenses. Outrossim, o grupo também apresentou o espetáculo "O Bem Amado", que foi exposto no Lar dos Idosos e no São Marino, e finalizou o mesmo no aniversário do IFMA Campus Grajaú. O Grupo de Música Mímesis apresenta-se no IFMA Campus Grajaú na "Sexta Básica Cultural", projeto também idealizado pela coordenadora do grupo. Além disso, o grupo também participou da Noite de Astronomia, que ocorreu no povoado Remanso, e de eventos municipais como a III Semana do Empreendedor, no qual foi lançado este blog.

A coordenadora do Grupo Mímesis explanou que o foco do grupo consiste em trazer as linguagens artísticas como ciência dizendo "O grande objetivo é mostrar que  a Arte é uma área que trabalha com pesquisa, e  ciência, e colocar também essa questão do respeito ao universo artístico.Não só do Teatro, mas sempre mostrando para os meus alunos que os trabalhos não se fazem de qualquer jeito e que existe uma fundamentação, e minha grande preocupação era com essa fundamentação e o ensino dessas linguagens".


O discente Pedro Henrique, integrante do grupo de teatro, destacou a importância do grupo para a cidade dizendo:
"O grupo de Teatro, além de ajudar pessoas capacitadas tanto para atuar, como para apresentar trabalhos, torna as pessoas mais comunicativas, mesmo que elas não sigam no ramo artísitico, vão ter uma melhor desenvoltura no meio de trabalho". O discente Luan Hernandes, integrante do grupo de música, ressaltou a importância da música para Grajaú dizendo que "Um grupo de música sempre traz sentimentos, provoca alegria e interação entre as pessoas que estão assistindo".
Ambos os discentes afirmam que a melhora que sentiram depois de entrar no Grupo Mímesis foi a mudança na sua desenvoltura no meio acadêmico e a facilidade no meio comunicativo, não somente em apresentações acadêmicas, mas também no meio social tornando-se uma qualidade que mudou a vida deles.


Atividades como essas são de grande importância para o meio acadêmico, visto que a mudança no discente é notável. Além do mais, a valorização das linguagens artísticas como uma área de grande valor mostra que a Arte também tem seus processos teóricos, de pesquisa e desenvolvimento para que o resultado seja de grande relevância para a recepção e apreciação de todos.

Comentários